segunda-feira, 9 de maio de 2011

INTERNET 2: UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!?

Você já ouviu falar da Internet 2!? Isso mesmo, uma nova Internet, que está em construção neste momento, enquanto você lê este texto.

A Internet2 é projeto de colaboração entre mais de 100 universidades americanas para desenvolver aplicativos de pesquisa e aprendizado avançados através da rede.  Como o ensino e pesquisa pode requerer multimídia em tempo real e consquentemente uma elevada taxa de transferência, uma das prioridades da I2 é prover estrutura suficiente para que isso aconteça.  Mas a I2 não é só isso, com ela pretende-se também desenvolver novos usos para a estrutura de internet e internet2 com propósitos educacionais.  Apesar de a Internet2 não ser vista como uma substituta para internet, seus organizadores esperam dividir suas descobertas com outros tipos de rede, incluindo a internet.  As instituições envolvidas pretendem ainda usar a internet para funções mais simples, como e-mail, newsgroups ou acesso à páginas da www.
(Fontehttp://www.dcc.ufrj.br/~schneide/es/2000/1/ex1/al10_23_a.htm)


E quais serão as possibilidades da Internet no futuro? Para ajudar você a visualizar este amanhã da era digital, assista à entrevista do Dr. Ivan Moura Campos, coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI):


Em sala de aula, nós já estudamos a origem da Internet e sabemos: ela começou como um recurso puramente acadêmico e depois espalhou-se pelo mundo afora, chegando ao que é hoje.

Entre as propostas da Internet 2, muitas estão relacionadas ao conceito de Web Semântica, o que significa também uma nova forma de construir o código XHTML/CSS. Da maneira como são feitos hoje, em sua maioria, torna impossível qualquer tentativa de estruturação de dados para gerar informações desejadas.

Você, como futuro profissional de Sistemas de Informação, está diretamente envolvido neste contexto histórico. Por isso, deve começar a se preparar desde já, pensando de forma bem crítica sobre esse assunto. 

De imediato, pesquise um pouco mais sobre a Internet 2 e responda aos seguintes questionamentos:
  1. Como o profissional deve se preparar para atuar neste novo paradigma, da Internet 2?
  2. Em sua visão profissional, que exigências poderão existir, na Internet 2, para que um site seja hospedado em um de seus servidores? 
Escreva suas respostas nos comentários desta postagem. Leia o que seus colegas escreveram e, se oportuno, comente também as suas opiniões. Não se esqueça de citar as fontes de sua pesquisa.

Bons estudos!

10 comentários:

  1. Thaise Alves

    Questionamento 1

    Com a criação da Rede Nacional de Pesquisa, foi possível organizar uma infra-estrutura para garantir aparticipação do Brasil no projeto Internet 2, que teve por objetivo realizar projetos envolvendo redes de alta velocidade e as aplicações que estas poderiam receber. Com isso, profissionais que estavam acostumados a concluírem sua formação em bancos de escola tiveram de se adaptar aos aplicativos ofertados pela web, como os de ensino à distância, e assim também são capazes de continuarem se educando, realizando mini-cursos, oficinas, assistindo a video conferências e palestras em seu próprio lar, através de seu computador.Médicos que estavam acostumados aos métodos tradicionais, passaram a contar como grande auxílio dos sistemas de telemedicina, com o qual pode obter informações mais ágeis e completas de seus pacientes, e ainda contribuir e ser auxiliado por seus colegas, num ambiente virtual colaborativo.

    ou seja,
    terão que se adaptar aos aplicativos;nova infra-estrutura;novos dados;acompanhar as atualizações e os novos conhecimentos que vierem juntos a essa nova modernização avançada.

    Referência
    http://guialocal.brasil.com.br/Historia_da_Internet_2_Sinop_Mato_Grosso-r1164079-Sinop_MT.html

    Questionamento 2
    Ter um alto desempenho...velocidade,obter informações em tempo real,servidor,suporte,acompanharem as atualizações.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo José da Silva 1º Período Sistemas.

    1) A respeito de toda essa novidade acadêmica que surge com o projeto de internet2 e no contexto educacional, os profissionais de educação deverão se adaptar as novas ferramentas educacionais, a I2 proverá no futuro uma gama enorme de informações não só em textos, mas também em áudio e vídeo, facilitando assim o acesso a informação por parte de alunos e educadores.

    2)Com relação ao envio de uma página na I2, creio que eles terão um grande critério ao aceitar que alguém ou alguma empresa hospede conteúdo em sua rede, mesmo com entidades controladoras das informações enviadas na internet, não se consegue direcionar uma pesquisa, pois as informações estão meio que genérias, aplicando a idéia da websemântica, as pesquisas serão muito mais eficientes e intuitivas, proporcionando assim um melhor aproveitamento das informações buscadas na rede.

    Pesquisa:http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm.

    ResponderExcluir
  3. Fabrício Neres de Azevêdo - SI FAMINAS 1ºP.

    Questionamento 01:
    Com a criação da Rede Nacional de Pesquisa, foi possível organizar uma infraestrutura para garantir a participação do Brasil no projeto Internet 2, que teve por objetivo realizar projetos envolvendo redes de alta velocidade e as aplicações que estas poderiam receber. Com isso, profissionais que estavam acostumados a concluírem sua formação em bancos de escola tiveram de se adaptar aos aplicativos ofertados pela web, como os de ensino à distância, e assim também são capazes de continuarem se educando, realizando minicursos, oficinas, assistindo a videoconferências e palestras em seu próprio lar, através de seu computador. Médicos que estavam acostumados aos métodos tradicionais, passaram a contar com o grande auxílio dos sistemas de telemedicina, com o qual pode obter informações mais ágeis e completas de seus pacientes, e ainda contribuir e ser auxiliado por seus colegas, num ambiente virtual colaborativo.

    FONTE:
    http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_12914/artigo_sobre_internet_2

    Questionamento 02:
    Creio que, se o destino da I2 é aos estudantes, no entanto, o conteúdo a ser exigido poderia ser os que estiverem como foco ao ensinamento com dinâmica (vídeos/áudio/jogos - educadores) e ambiente de comentários com entretenimento entre os estudantes e pesquisadores. Os demais assuntos como, redes sociais, vídeos engraçados, propagandas e outros ficariam dedicados à internet convencional.

    ResponderExcluir
  4. 1) Acho que a atual internet e o meio de navegação e programação de forma correta e culta não está sendo tão necessário o profissional ser 100% correto aos termos padrões, e sim 100% funcional às necessidades de clientes e usuários. A melhor preparação para ela seria o rápido aperfeiçoamento e adaptação as propostas da Internet 2, que muitas estão relacionadas ao conceito de Web Semântica, o que significa também uma nova forma de construir o código XHTML/CSS.

    2) Em minha visão não precisará ter muitas e muitas exigências em questão de hospedagem e programação, e sim, antes de mais nada, fazer um levantamento das partes de mais carência em visão tanto dos programadores tanto dos usuários, de modo que tais exigências facilitem o entendimento e percepção de ambos, para que o I2 não venha para substituir o atual, e sim, para complementar e aperfeiçoa-lo, tornando cada vez mais acessivel e correto para ambos os lados.

    Fonte : Eu mesmo. rsrs

    ResponderExcluir
  5. 1- O profissional deve se preparar para atuar neste novo paradigma primeiramente entendedo a sua proposta inicial de desenvolver aplicativos de pesquisa e aprendizado avançados através da rede e se preparando tambem na parte que se diz respeito a construção de códigos tendo em vista que muitas de suas propostas estao relacionadas ao conceito de Web Semântica.

    2- Em minha visão profissional, na Internet 2, para que um site seja hospedado em um de seus servidores, terá exigencias relativas à construções de codigos extremamente identados, validados e tableless. Tambem a respeito de informações confiaveis e segurança.

    ResponderExcluir
  6. Marcelly Araujo

    1)Creio que devido a toda essa “mudança”, os profissionais deverão se adaptar aos novos meios, ofertados pela I2. Deverão seguir as novas atualizações oferecidas pela mesma, já que ela vem nos oferecer um leque de novas informações.

    2)Como é citado no texto:” Como o ensino e pesquisa pode requerer multimídia em tempo real e consquentemente uma elevada taxa de transferência, uma das prioridades da I2 é prover estrutura suficiente para que isso aconteça”. Concordo com o Hugo quando ele diz que não serão necessárias muitas mudanças. Acredito também que a Internet 2 não vem para substituir a atual e sim complementar e aperfeiçoar. Ressaltando é claro que todos devem estar bem antenados as mudanças para se adaptarem melhor



    fonte:
    http://www.educoas.org/portal/pt/tema/tinteres/temaint26.aspx?culture=pt&navid=71

    Ps:Professor usei o e-mail da turma para postar meu comentario.Tudo bem ne?!

    ResponderExcluir
  7. 1- Devemos nos preparar para atuar com essa nova plataforma, assim como, de acordo com que a tecnologia vai si expandindo o nosso conhecimento tem que acompanhar ele também.

    2- Certamente O I2 será um tanto quanto mais rigoroso em relação a sergurança, porem sua interface com o usuario será bem mais clara.

    ResponderExcluir
  8. "A infra-estrutura internet2 (...)está empenhada em promover a atualização da rede academica (...) com a construção de um novo backbone de alto desempenho (...) que possibilitara o desenvolvimento e uso de aplicações avançadas, trafegando com alta largura de banda e qualidade de serviço assegurada".
    2- "Os ambientes(...) foram criados por centros de informatica e computação, que mesmo com todos os méritos em relação à evolução (...) faltou um olhar menos "tecnologizante" e mais pedagógico e ergonômico em relação às ferramentas (...) que podem confundir o usuario, na tentativa de estabelecer interatividade tão necessaria ao processo de aprendizagem".
    http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001426.pdf

    ResponderExcluir
  9. 1-Acima de tudo o profissional tem que saber que precisa estar preparado para esse novo paradigma "internet 2".Sabendo que a mesma está trazendo novidades e um muitas informações,que se todos nós tivermos preparadosteremos um bom aproveitamento.
    2-Na hospedagem de um site,acho que será bastante cobrado para uma certa segurança,para que tambem tenha um certo respeito.

    ResponderExcluir
  10. 1- Como qualquer profissional de TI não pode parar no tempo, exemplo disso é o html5 e a I2, com a I2 o programador irá ter uma possibilidade muito maior para programar se orientando a um objeto, com uma banda de grande velocidade, o usuario poderá ter a liberade d visualizar uma imagem em 3d numa pagina de internet sem maiores problemas.

    2- Com a cloud computing, será necessario uma banda de qualidade, grande velocidade e segurança. O que atualmente nao tenho conhecimento que exista de fato em territorio tupiniquim. Mas de qualquer forma, para hospedar em servidor para I2 no Brasil vc vai precisar de coragem e disponibilidade financeira.

    ResponderExcluir