quinta-feira, 5 de maio de 2011

META TAGS


As meta tags são uma ótima maneira para os webmasters fornecerem informações sobre seus sites a mecanismos de pesquisa. As meta tags são usadas para fornecer informações para todos os tipos de clientes e cada sistema processa somente as meta tags que entendem, ignorando as restantes. As meta tags são adicionadas à seção <head> da sua página em HTML, e geralmente têm esta aparência:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">

<html>

<head>

<META NAME="Descrição" CONTENT="Autor: A.N. Autor, Ilustrador: P. Picture, Categoria: Livros, Preço: £9.24, Tamanho: 784 páginas">

<META http-equiv="Content-Type" CONTENT="text/html; charset=iso-8859-1">

<META NAME="verificação-de-site-do-google" CONTENT="+nxGUDJ4QpAZ5l9Bsjdi102tLVC21AIh5d1Nl23908vVuFHs34="/>

<title>Exemplos de livros - livros usados de alta qualidade para crianças</title>

<META NAME="robots" CONTENT="noindex,nofollow">

O Google entende as seguintes meta tags (e itens relacionados):
<meta name="descrição" content="Uma descrição da página" />Essa tag fornece uma descrição breve da página. Em algumas situações, essa descrição é usada como parte de um snippet exibido nos resultados de pesquisa. Mais informações
<title>O título da página</title>Embora não seja tecnicamente uma meta tag, essa tag é frequentemente usada com a tag "descrição". O conteúdo dessa tag geralmente é exibido como o título nos resultados de pesquisa (e, claro, no navegador do usuário). Mais informações
<meta name="robots" content="..., ..." />
<meta name="googlebot" content="..., ..." />
Essas meta tags controlam o comportamento do rastreamento e da indexação dos mecanismos de pesquisa. A meta tag robots se aplica a todos os mecanismos de pesquisa, enquanto a meta tag "googlebot" é específica do Google. Os valores padrão são "index, follow" (o mesmo que "all") e não é necessário especificá-los. Nós entendemos os seguintes valores (ao especificar diversos valores, separe-os com uma vírgula):
  • noindex: impede que a página seja indexada
  • nofollow: evita que o Googlebot siga os links a partir desta página
  • nosnippet: evita que um snippet seja exibido nos resultados de pesquisa
  • noodp: evita o uso da descrição alternativa do ODP/DMOZ
  • noarchive: evita que o Google exiba o link Em cache para uma página
  • unavailable_after:[date]: permite que você especifique a hora e data exata para a interrupção do rastreamento e indexação dessa página
  • noimageindex: permite que você especifique que não deseja que sua página seja exibida como a página de referência para uma imagem exibida nos resultados de pesquisa do Google
Observe que é possível agora especificar essa informação no cabeçalho de suas páginas usando a diretiva de cabeçalho HTTP "X-Robots-Tag". Isso é útil principalmente se você deseja refinar o rastreamento e indexação de arquivos não-HTML, como gráficos e outros tipos de documentos.
<meta name="google" content="notranslate" />Quando reconhecemos que o conteúdo de uma página não está no idioma desejado pelo usuário, oferecemos um link para uma tradução nos resultados de pesquisa. Geralmente, isso oferece a oportunidade de fornecer seu exclusivo e atraente conteúdo para um grupo muito maior de usuários. No entanto, há situações em que isso não é o desejado. Essa meta tag diz ao Google que você não deseja que forneçamos uma tradução para essa página. Mais informações
<meta name="google-site-verification" content="..." />Você pode usar essa tag na página de nível superior do seu site para verificar a titularidade para as nossas Ferramentas para webmasters. Observe que, embora os valores dos atributos "name" e "content" devam corresponder exatamente ao que é fornecido por você (incluindo letras maiúsculas e minúsculas), não importa se você altera a tag de XHTML para HTML ou se o formato da tag corresponde ao formato da sua página. Mais informações
<meta http-equiv="Content-Type" content="...; charset=..." />Essa meta tag define o tipo de conteúdo e conjunto de caracteres da página. Verifique se o valor do atributo de conteúdo está entre aspas - caso não esteja, o atributo de conjunto de caracteres poderá ser interpretado incorretamente. Mais informações
<meta http-equiv="refresh" content="...;url=..." />Essa meta tag envia o usuário a um novo URL após um determinado período de tempo e, muitas vezes, é usada como uma forma simples de redirecionamento. Porém, nem todos os navegadores oferecem suporte a ela e pode confundir o usuário. O W3Crecomenda que essa tag não seja usada. Recomendamos o uso de um redirecionamento 301 no servidor.
Outros pontos a observar:
  • O Google lê tanto meta tags no estilo HTML quanto XHTML, independentemente do código usado na página.
  • Exceto no caso de "verificar", a distinção entre maiúsculas e minúsculas não é importante nas meta tags.
Essa não é uma lista exclusiva de meta tags disponíveis; você pode usar meta tags não listadas se elas forem importantes para seu site. Lembre-se apenas que o Google irá ignorar meta tags que não conhece.

FONTE: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=79812

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